15 agosto 2008

Esqueça sua lógica


"Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus". (I Coríntios 1:25a; 3:19a)

Que lógica subsistirá ao poder de um Deus que simplesmente é TODO PODEROSO? Que lógica é possível subsistir diante do Eterno que é ONISCIENTE? Como a lógica humana pode explicar ou sequer entender o amor de um Pai que dá seu único Filho para morrer a morte mais dolorosa e humilhante que havia, a fim de resgatar a alma de todos aqueles que o entristeceram e rejeitaram seus caminhos? Como pode a lógica humana explicar o amor de um Filho em aceitar tal plano de seu Pai e se oferecer como sacrifício, levar sobre si todas as dores, enfermidades e pecados daqueles que tanto entristeceram seu Pai? Como a lógica humana explica um amor tão profundo capaz de lançar no mar do esquecimento todas as vezes que erramos e simplesmente nos oferecer perdão, amor, carinho e vida eterna? Agora tente explicar a verdadeira des-razão... Como pode a humanidade dizer não, recusar esse amor tremendo? Como pode quem diz que ama esse Pai e esse Filho rejeitarem seus simples pedidos? Como não apascentar as ovelhas? Não vejo saída melhor do que esquecer a minha lógica e adotar a lógica dos Altos Lugares... "Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos". (Isaías 55:9)

Marcadores:

13 agosto 2008

TALITA CUMI


"E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é:
Menina, a ti te digo, levanta-te". (Marcos 5:41)
"Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos,
e Cristo te iluminará". (Efésios 5:14)

Essa semana a menina aprendeu que quando Deus pede a gente pra abrir mão de algo só podem ser duas coisas: ou quer testar nossa fidelidade como fez a Abraão pedindo Isaque, ou quer nos dar infinitamente mais, como fez a Jó.

Porque Abraão estava disposto a entregar o que lhe era mais precioso na vida terrena, o tão desejado filho da promessa, é por isso que o Senhor honrou a Abraão. Porque ele estava disposto (Eis-me aqui) e confiou em fazer o que tinha de ser feito (não me negaste teu filho), e por isso foi abençoado e nele Deus nos abençoou (em tua descendência serão benditas todas as nações da terra). Abraão foi especial no quesito de abrir mão porque saiu de Ur para ir a uma terra onde ninguém nunca havia falado e que nem ele sabia por onde ficava. Ele abriu mão da zona de conforto em que vivia para seguir e servir a Deus como tinha de ser.

Abrãao foi o cara. Mas pode ser que a história da menina esteja mais para Jó que para Abraão.

Jó era temente a Deus, conhecido até por Satanás por sua forma ímpar de servir a Deus. Foi envergonhado e abandonado (até os que eu amava se tornaram contra mim). Sozinho, ele foi temente e fiel. Muitos disseram a Jó que amaldiçoasse seu Deus, mas ele não o fez (não falarão os meus lábios iniqüidade), porque queria ser aprovado (provando-me ele, sairei como o ouro). E Jó se curvou a Deus, serviu mesmo na dor e conheceu a Deus profundamente não apenas de ouvir (agora te vêem os meus olhos) e foi restituído (o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía).

A menina está com o coração em chamas, de um lado o desejo louco de deixar casa, emprego, cidade, família, tudo e fazer alguma coisa porque a menina quer viver para exaltar o nome de Jesus e tem feito muito pouco. De outro as incertezas e dúvidas que se implantaram na mente da menina para além da sabedoria, porque a menina já sabe que TUDO o que se é, se é por causa do Reino do Senhor. A menina já aprendeu que Deus não quer migalhas de adoração e não se pode servir a Deus em cima de um muro, deve-se optar por um lado. Deus quer ser adorado e servido integralmente, a menina se comove, mas por quê não se move? Terá a menina que morrer novamente? Até quando Deus o Eterno chamará pela menina? Até quando lutarão os anjos para que a menina fique indecisa? Essa entrega está no coração da menina, mas não se vê ainda na sua vida. Porque se faz preciso morrer totalmente para o mundo e viver para Cristo, tomar a sua cruz, segui-lo, servir sem pensar em como ou porquês, servir com TUDO o que EU SOU O QUE SOU desejar. Há vidas morrendo em todo o mundo, há vidas morrendo na esquina da minha rua, há vidas morrendo no meu trabalho, por toda parte. Quem irá? Menina, levanta-te! Talita cumi!

Referências bíblicas utilizadas para iluminar essas inquietações da menina:

"Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar. [...] E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho. [...] Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. [...]e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz." (Gênesis 22: 1-2; 10; 12; 16-18)

"O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.[...] Todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim. [...] Mas ele sabe o caminho por que eu ando; provando-me ele, sairei como o ouro. [...] Vive Deus, que me tirou o direito, e o Todo-Poderoso, que me amargurou a alma; enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus no meu nariz, não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano. [...] Então respondeu Jó ao Senhor: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. [...] Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. [...] O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía." (Jó 1:21; 19:19; 27: 2-4; 42: 1-2, 5, 10)

Marcadores:

11 agosto 2008

Porque agora é de um jeito que ele ama

"Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos." - Ageu 2:8

A menina não é nada romântica, nunca foi de ficar falando no ouvido de Deus do homem que ele queria, até porque Deus falou cedo o que esperava pela menina. A menina nunca sonhou com casamento, vestido, noivo. A menina só queria um companheiro mesmo. O tempo passa, a menina cresceu, nos momentos de angústia e ansiedade é que a menina falava. Só com Deus ela falava da falta que fazia ter um amor no coração. Só que a menina amadureceu, sossegou, resolveu esperar e parou de reclamar. Um dia, Deus disse pra menina que ia reescrever a história dela. Um ano depois, a menina tava achando a história ainda muito igual. Foi quando a história começou a mudar, um sorriso que quebrantou o coração da menina. De repente ela chorava copiosamente e mais do que nunca tinha vontade de se lançar aos pés de Jesus, tomar a sua cruz e morrer pro mundo. Acordar, deixar de ser a igreja sonolenta, fazer alguma coisa pra tornar o nome de Jesus conhecido, grande entre as nações. Que sentimentos eram esses? Que amor faz a gente ter vontade de evangelizar? Que paixão é essa que nos faz ter vontade de orar, jejuar e adorar? Aonde que a menina foi arrumar esse sentimento mais sem lógica, que quanto mais perto se sente de Deus, mais perto se sente do coração do amado? A lógica desse mundo não está mais para a menina, há tempos. "Aceita logo menina, muda logo a sua história!" - diz a voz suave do Melhor Amigo. É... a menina disse que podia falar que ela ouvia. Veremos se a menina ouve mesmo!

P.S.1: Atualização com foto e versículo!

Marcadores: